Automotive Review, Car Specification, Car Price List, New Car News and Design Concept Technology, Car First Test Drive, Car Spareparts, Car Accessories, Car Modification, Extreme Car Technology, Automobile Show News Update and Automotive Wallpaper Picture

SOTTO On Wednesday, January 5, 2011

De Mobi-e: A primeira bomba de abastecimento rápido para veículos eléctricos foi inaugurada no final de Dezembro de 2010 em Vila Nova de Gaia, Portugal, fruto de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Gaia e a empresa Prio Energy (participada do grupo Martifer). Integrado na rede MOBI.E, o centro auto-eléctrico de Vilar Andorinho, junto à EN 222, dispõe de um sistema Fast Charge Drive Through, que funciona como uma ilha de abastecimento para o carregamento rápido de veículos eléctricos.

«Já existem em muitas cidades pontos de carregamento, mas aquilo que vamos ter agora aqui é uma ilha de carregamento rápido (Fast Charge), com sistema de drive through, isto é de passagem», explicou Belmiro Torres Couto, gestor de projectos do veículo eléctrico na Prio e administrador da Park Charge.

Nos pontos de carregamento rápido (com energia verde e emissões zero) será possível em 10 minutos «carregar [um veículo eléctrico] com 10kw/hora o que permite andar, pelo menos, 60 quilómetros», destacou.

Segundo o portal IOL, Torres Couto referiu também que os carros eléctricos, além de garantirem um sistema de mobilidade ecológico e silencioso, são baratos: "Embora, no início, o carro possa apresentar um custo elevado, a longo prazo, será mais barato, já que o preço da energia ficará a 10% do preço dos combustíveis líquidos. Além disso, o carro eléctrico vai, muito brevemente, ser produzido em massa, o que terá como consequência a diminuição do seu preço".

Tal como refere o portal IOL, o gestor adiantou ainda que a «Prio Energy tem já um plano de expansão nacional através da sua empresa operadora Park Charge» que a nível nacional irá instalar cerca de«100 pontos de carregamento distribuídos por superfícies comerciais, áreas de serviço, edifícios de escritórios, condomínios e residenciais».

O plano de expansão, já em curso, irá resultar num investimento de «cerca de cinco milhões de euros na tecnologia de carregamentos» até ao final do ano.

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...